No hospital, em meio a remédios e médicos, um momento para relaxar e brincar. As brinquedotecas Renato Russo, inauguradas pelo GDF, oferecem um momento de distração para os pequenos pacientes. Elas contribuem, muito, na melhora clínica dos pequenos. As crianças esquecem que estão internadas e melhoram gradativamente. Assista, no vídeo, os resultados dessa iniciativa.
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
Como surgiu a Brinquedoteca
A primeira ideia que surgiu sobre brinquedoteca foi em 1934, em Los Angeles, com o intuito de solucionar um problema que aconteceu com crianças de uma escola municipal que roubaram brinquedo de uma loja, por este motivo criou-se então um serviço de empréstimo de brinquedo, como um recurso comunitário, utilizado até os dias de hoje. A partir daí foram surgindo mais funções da brinquedoteca, como a educacional e a terapêutica. No Brasil, em 1971, realizou-se no Centro de Habilitação da APAE, em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos. O início da Brinquedoteca se deu através de empréstimos de brinquedos e assim foram surgindo rapidamente outras brinquedotecas diversificadas. A brinquedoteca é um ambiente destinado para a criança brincar, e se caracteriza por ser um lugar com atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, proporcionando um ambiente agradável, colorido e descontraído. Em toda brinquedoteca deve ter um brinquedista, e para ser um brinquedista antes de tudo, deve ser um educador, pois ele deve ter um conhecimento amplo sobre crianças, brinquedos, jogos, brincadeiras, escola, homem e sociedade. A brinquedoteca foi criada especialmente para a criança, com o objetivo de estimular a criatividade, desenvolver a imaginação, a comunicação e expressão. Este ambiente incentiva a brincadeira de faz-de-conta, a dramatização, permite que a criança se socialize com seus amigos e também sinta a vontade de inventar.
A Aprendizagem e a Brincadeira
A aprendizagem que a brincadeira permite concorre para a adaptação do individuo a novas situações e a novos ambientes, podendo assim explorar novas oportunidades, interagir com pessoas e objetos, liberar a criatividade, explorar limites e ampliar seu repertório de comportamentos de forma prazerosa e significativa. Wallon, já havia percebido o potencial transgressivo do brincar, ao defini-lo como uma transgressão do real. É tão abundante a aprendizagem na brincadeira, é tão evidente o quanto se aprende brincando, que soa redundante defender a brincadeira como forma de aprender.
Finalidade da Brinquedoteca Hospitalar
A Brinquedoteca Hospitalar tem a finalidade de tornar a estadia da criança no hospital menos traumatizante e mais alegre, possibilitando assim melhores condições para sua recuperação. A internação num hospital, atém de provocar uma interrupção na rotina de vida da criança, favorece a sua insegurança porque a priva de seus parentes e amigos, seus brinquedos e tudo que lhe é familiar, Ela fica portanto sujeita a deixar-se envolver pelo pânico ou pela tristeza, o que certamente dificultará tanto a aceitação do tratamento como a sua recuperação.
Para alegrar a criança durante
sua permanência no hospital foi criada a
BRINQUEDOTECA Hospitalar
(Nylse Helena Silva Cunha)
O que é uma brinquedoteca?
A Brinquedoteca é um espaço que reúne muitas possibilidades e potencialidades para desenvolver trabalhos sérios e relevantes para as crianças através da brincadeira.
Ela é indicada para qualquer idade do zero aos 100 anos e mais, não se restringe a faixa sócio econômica de seus frequentadores, ela trás o resgate da importância do brincar para a criança.
Este espaço pode ser uma sala ou uma casa, pode ser simples ou muito incrementado, o mais importante é que ofereça as crianças oportunidades para que possam exercer seu direito de brincar e conhecer as brincadeiras.
Quando falamos em brinquedotecas instaladas em unidades da área da saúde, podemos pensar que elas podem estar sendo instaladas desde os convênios Médicos e Laboratórios de Atendimento e unidades Hospitalares, portanto alguns cuidados devem ser tomados desde a escolha dos brinquedos e sua higienização até a atuação do profissional que estará na sala.
Preparar na Brinquedoteca o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda.
(http://brinquenohosp.blogspot.com.br/)
Assinar:
Postagens (Atom)