segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Como surgiu a Brinquedoteca


A  primeira  ideia  que  surgiu  sobre  brinquedoteca  foi  em  1934, em  Los Angeles, com o intuito de solucionar um problema que aconteceu com crianças de uma escola municipal que roubaram brinquedo de uma loja, por este motivo criou-se  então  um serviço de empréstimo  de  brinquedo,  como  um  recurso comunitário, utilizado  até  os  dias  de hoje.  A  partir  daí  foram  surgindo mais funções da brinquedoteca, como a educacional e a  terapêutica. No Brasil, em 1971,  realizou-se  no  Centro  de  Habilitação da APAE,  em  São  Paulo,  uma exposição de brinquedos pedagógicos. O  início da Brinquedoteca se deu através de empréstimos de brinquedos e assim  foram  surgindo  rapidamente outras brinquedotecas diversificadas.   A brinquedoteca é um ambiente destinado para a criança brincar, e se caracteriza por ser um  lugar com atividades  lúdicas,  jogos e brincadeiras, proporcionando um ambiente agradável, colorido e descontraído. Em  toda brinquedoteca deve ter  um  brinquedista,  e  para  ser um  brinquedista  antes  de  tudo,  deve  ser um educador,  pois  ele deve  ter  um  conhecimento  amplo  sobre  crianças, brinquedos, jogos, brincadeiras, escola, homem e sociedade. A brinquedoteca foi  criada especialmente  para  a  criança,  com  o  objetivo  de estimular  a criatividade,  desenvolver  a  imaginação,  a comunicação  e  expressão.  Este ambiente incentiva a brincadeira de faz-de-conta, a dramatização, permite que a criança se socialize com seus amigos e também sinta a vontade de inventar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário